Páginas

SOBRE

O projeto Brasil sem Frestas nasceu em setembro de 2009 em Passo Fundo no Rio Grande do Sul, a partir de uma preocupação da química Maria Luisa Camozzato. Em uma noite chuvosa e de muita tempestade, Maria Luisa preocupou-se com a situação das famílias em vulnerabilidade social. Em Passo Fundo, assim como em diversas outras cidades, inúmeras famílias não possuem condições nem mesmo de comprar a cesta básica para se alimentarem, que dirá comprar material para reformarem suas casas. Até então, essas famílias dependiam do poder público e de doações da comunidade para tornarem seus lares mais confortáveis, um processo lento. 

Maria Luísa se deu conta do risco que essas famílias corriam, ao conviverem diariamente com o frio e a umidade em seus lares. Naquela noite o sono da química foi substituído pela preocupação em encontrar uma solução à curto prazo que mudasse a realidade dessas pessoas. Ainda naquela noite, ela encontrou a solução: conhecedora do efeito de isolante térmico das embalagens tetra pak, Maria achou nas embalagens a possibilidade de melhorar a condição de moradia de pessoas que têm suas casas forradas de frestas e buracos. 

A solução já tinha sido encontrada, porém sozinha, Maria Luísa, sabia que não daria conta. Era preciso de pessoas que ajudasse a arrecadas as caixas, cortar, colar e aplicar. Um grupo foi montado com a participação de voluntários que se engajaram na ideia da química e partiram para os primeiros testes. Estava criado, e já batizado, o "Brasil sem Frestas"

O grupo do “Brasil sem frestas” faz o trabalho de confecção e aplicação das chapas térmicas de caixas de leite com três objetivos: melhorar a saúde pública, retirar do meio ambiente um produto de alta durabilidade e fazer reciclagem direta. E a principal meta é levar saúde para as pessoas por meio do aumento do conforto térmico. O projeto visa ao conforto, pois reveste termicamente as paredes com frestas, para evitar a entrada de frio, chuva e calor.

84 comentários:

  1. Olá, muito bonito esse projeto. Gostaria que me esclarecesse um dúvida: Como faz para fixar o forro no telhado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zizih!
      Vc pode colocar as placas grampeadas na própria madeira que são fixadas as placas de brasilit.No entanto o ideal para um isolamento eficiente estas madeiras deveriam estar distanciadas a 50 cm uma da outra.neste caso é só colocar pedaços de madeira ( podem ser até ripas pertencentes ao estrado de colchões) entre estas ripas.E então grampear com grampeador de estofador.Coloco-me á disposição maria luisa camozzato

      Excluir
  2. Moro em Porto Alegre e gostaria de saber se há instituições aqui onde eu possa entregar as caixinhas.
    Fico no aguardo,
    Obrigada.
    Melissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel! Infelizmente ainda não existe um grupo de voluntários atuando em Poa, mas nos colocamos à disposição caso queiram formar um grupo por aí.Abraços Maria Luisa Camozzato

      Excluir
    2. Olá, Maria Luísa Camozzato! Eu estou à disposição de formar um grupo voluntário aqui na minha cidade, em Pelotas. Só preciso da orientação de vocês. Por favor, entrem em contato. ❤

      Excluir
    3. OI DIANI!Apesar da demora em responder vou te passar as explicações técnicas que passei para uma menina de Santarem PA.
      Vc deve analisar o clima da cidade de Pelotas, mas acredito que no verão sejamuito quente.Vc pode optar por revestir as paredes no invern e o forro no verão.

      Desculpa a demora em retornar sua pergunta, mas se ainda pretenderes colocar o projeto em Santarém PR,posso te passar algumas explicações técnicas.
      As embalagens tetra pak possuem seis camadas, olhando de dentro da caixa para fora, vc tem duas camadas de plástico,depois o alumínio,depois outra camada de plástico, depois vem o papelão com a impressão da marca e porúltimo mais uma camada de plástico.Desta maneira a durabilidade destas embalagens passa dos 200 anos é só uma questão de cuidar das chapas.
      Os plásticos presentes evitam a entrada da água da chuva e protegem o papelão e o alumínio, e o Alumínio é um excelente isolante térmico.
      SER ISOLANTE TÉRMICO SIGNIFICA REFLETIR O CALOR
      Imagine vc no verão dentro destas casasocalor dosolpenetra não só pelas paredes mas tambémpelo brasilit do teto,deixando as temperaturas dentro da dcasa acima dos 40 º C.
      Para amenizar tais temperaturas vc deve colocar as chapas de embalagem tetra pak abaixo das telhas , fazendo se possível um quadro de madeirao mais distante do telhadopara que haja ventilação e o ar é um excelente isolante tyérmico e acústico.
      Se vc não puder fazer este quadro devido à pobreza das casas vc pode fazer como nós .pregar nas próprias madeiras que sustentam o brasilit, desde que a distância entre o telhado e as chapas térmicas sejam demnomínimo 5 cm( para haver ventilação).QtO mais longe melhor!
      Com isto as temperaturas chegam a baixar até 8ºC.
      É NECESSÁRIO AÍ QUEÉ MUITO QUENTE SEMPRE FAZER OFORRO ANTES DE REVESTIR AS PAREDES.
      EM ESTUDO FEITO PELA UNICAMP AS PLACAS DEVEM SER COLOCADAS COMO O LADO DO ALUMÍONIO PARA DENTRO DE CASA, A DIFERENÇA DE UM LADO PARA OUTRO NA REALIDADE É MÍNIMA.
      DEPOIS VC REVESTE AS PAREDES DA CASAS E POR QUESTÃO DE BELEZA COLOQUEOALUMÍNIO PARA DENTRO DA CASA TB.
      A EXPLICAÇÃO TÉCNICA DE PRIMEIRO REVESTIR O FORRO EM LUGARES QUENTES É PORQUE;
      -SE VC REVESTIR AS PAREDES EM PRIMEIRO LUGAR O CALOR QUE BATE NO TELHADO PASSA PELAS TELHAS ENCONTRA AS PAREDES COM O ALUMÍNIO E É REFLETIDO PARA DENTRO DE CASA. IMAGINA QUE INSUPORTÁVEL VAI COM CERTEZA TORRAR QUEM ESTÁ DENTRO DE CASA.
      QDO VC FOR FAZER O REVESTIMENTO DAS PAREDES, VC TEM QUE CUIDAR UM DETALHE, O LADO DA ESTAMPA VAI FICAR GRAMPEADO NA MADEIRA( ONDE TEM AS FRESTAS E ENTRA A ÁGUA) ENTÃO VC DEVE COLOCAR ESTE LADO COMAS CAIXAS DAS CHAPAS NO SENTIDO DE TELHADO,PARA A ÁGUA DA CHUVA CORRER E NÃO DANIFICAR AS CAIXAS.
      ACHO QUE OS PRINCÍPIOS TEÓRICOS MAIS IMPORTANTES FORAM EXPLICADOS. QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO DIRETO COMIGO MEU WATTSAP 54- 991283327 OBRIGADA E SUCESSO. MANDE NOTÍCIAS.

      Excluir
  3. quais posto de coleta em Porto Alegre ou em Alvorada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tentamos de todas as maneiras abrir um grupo de voluntários em POA ainda não conseguimos continuidade.Mas continuaremos tentando.Obrigada e desculpem a demora em responder mas a dificuldade foi esta.Obrigada pelo carinho e atenção para com próximo.mas é nosso sonho chegarmos em Porto Alegre.
      Maria Luisa Camozzato

      Excluir
    2. Como posso ajudar para abrir o grupo em porto alegre

      Excluir
  4. Bom dia, gostaria de saber onde posso realizar a doação de caixas de leite?

    ResponderExcluir
  5. Olá, me chamo Sara Bodnar e moro em Curitiba, gostaria de saber se o Brasil sem frestas possui alguma ação aqui na região de Curitiba- PR. Achei super interessante o projeto e gostaria de poder cooperar de alguma forma!
    Grata!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Parabéns pelo seu trabalho, quero muito implantar isto aqui em Curitiba, minha dúvida é como chegar até a estas famílias, será que batendo de porta em porta? No passado fazia uma ação e levava leite em pó, bolachas e brinquedos para crianças, mas numa destas ações fui hostilizada por pessoas da comunidade, pois eu só conseguia ajudar algumas famílias e as casas mais próximas se sentiam excluídas, por fim desisti do projeto por medo.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se podemos propor esta ideia a outras comunidades.
    Adorei a proposta de ajuda com as embalagens, inclusive estou agendando para dia 27-08-2016 uma reunião na igreja de uma comunidade carente próxima a escola em que trabalho para apresentar esta proposta.
    Estou pensando em envolver os catadores de reciclável do local para que possam inicialmente fazerem pra si esta atividade e posteriormente estender aos outros. O grêmio escolar foi convidado a participar.
    Estou maravilhada com a extensão deste projeto.....mil bênçãos.
    Se for necessário alguma comunicação a vcs gostaria de um retorno, meu email é hfuhrken@ibest.com.br
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi HEloisa! Desculpe ademora na resposta mas podes envolver outras comunidades no projeto.Estouá disposição.Abraços.

      Excluir
  8. Olá, parabéns pelo trabalho.Como posso participar com mão de obra em Passo Fundo?Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. A entrega feita à comunidade da Ilha da Pintada foi feita por qual grupo? penso em participar .. voces podem passar o contato? grata Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tentamos de todas as maneiras abrir um grupo de voluntários em POA ainda não conseguimos continuidade.Mas continuaremos tentando.Obrigada e desculpem a demora em responder mas a dificuldade foi esta.Obrigada pelo carinho e atenção para com próximo.mas é nosso sonho chegarmos em Porto Alegre.
      Maria Luisa Camozzato

      Excluir

    2. Maria Luísa Camozzato27 de dezembro de 2017 12:38
      Infelizmente tentamos de todas as maneiras abrir um grupo de voluntários em POA ainda não conseguimos continuidade.Mas continuaremos tentando.Obrigada e desculpem a demora em responder mas a dificuldade foi esta.Obrigada pelo carinho e atenção para com próximo.mas é nosso sonho chegarmos em Porto Alegre.
      Maria Luisa Camozzato

      Excluir
    3. Maria Luísa Camozzato27 de dezembro de 2017 12:38
      Infelizmente tentamos de todas as maneiras abrir um grupo de voluntários em POA ainda não conseguimos continuidade.Mas continuaremos tentando.Obrigada e desculpem a demora em responder mas a dificuldade foi esta.Obrigada pelo carinho e atenção para com próximo.mas é nosso sonho chegarmos em Porto Alegre.
      Maria Luisa Camozzato

      Excluir
    4. Maria Luísa Camozzato27 de dezembro de 2017 12:38
      Infelizmente tentamos de todas as maneiras abrir um grupo de voluntários em POA ainda não conseguimos continuidade.Mas continuaremos tentando.Obrigada e desculpem a demora em responder mas a dificuldade foi esta.Obrigada pelo carinho e atenção para com próximo.mas é nosso sonho chegarmos em Porto Alegre.
      Maria Luisa Camozzato

      Excluir
    5. Oi maria luiza sou de sao paulo, sabe me dizer se aqui tem este tipo de trabalho, ou algum lugar onde eu possa levar as cxs, ou ate mesmo enviar pra vcs as caixas de leite, pode de me o endereço? Obg

      Excluir
  10. Olá, descobre o blog através de uma reportagem na revista Seleções, a qual sou assinante e achei bem interessante. Parabens pelo projeto e, vi na reportagem que teria um grupo de voluntários que foi treinado em minha cidade Novo Hamburgo/RS. gostaria de poder ter uma forma de contato com esse grupo para ajudar, doando embalagens de leite, pois usamos muito lá em casa e eu gosto de reciclar, para o bem da natureza e, se puder aliar isso à solidariedade, melhor ainda. Atualmente estou trocando por desconto na conta de eneria elétrica, em um programa da AES Sul, más se eu puder doar, seria muito melhor. Aguardo retorno. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José Vander lei, infelizmente não temos ocontato deste pessoas.Sabemospelas redes sociai.Abraço

      Excluir
  11. Boa tarde, me chamo Vanessa e achei muito interessante esse projeto, gostaria de saber mais informações sobre ele, como quais os locais de coleta para doação das caixas de leite em Porto Alegre, tenho muito interesse em poder ajudar e também conheço pessoas que apoiam esse ideia. Juntos somos mais fortes! Aguardo retorno. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Luísa Camozzato27 de dezembro de 2017 12:38
      Infelizmente tentamos de todas as maneiras abrir um grupo de voluntários em POA ainda não conseguimos continuidade.Mas continuaremos tentando.Obrigada e desculpem a demora em responder mas a dificuldade foi esta.Obrigada pelo carinho e atenção para com próximo.mas é nosso sonho chegarmos em Porto Alegre.Se souberes deum grupo que queira abraçar a causame avisa 54 991283327 watts
      Maria Luisa Camozzato

      Excluir
  12. Meu nome é Ivete e participo da "Fraternidade Marista Família de Nazaré". Nós fraternos estamos dispostos a desenvolver o projeto aqui em Cascavel - PR. Já começamos a arrecadação das embalagens. Gostaríamos de saber se podemos contar com as orientações de vocês que são experientes no assunto, para darmos continuidade ao nosso projeto. Qual o melhor meio de comunicação que utilizaremos: @mail, whatsapp...?
    Aguardo pronunciamento. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI iVETE!
      Apesar da demora em responder vou te passar as explicações técnicas que passei para uma menina de Santarem PA.
      Vc deve analisar o clima da cidade de Pelotas, mas acredito que no verão sejamuito quente.Vc pode optar por revestir as paredes no invern e o forro no verão.

      Desculpa a demora em retornar sua pergunta, mas se ainda pretenderes colocar o projeto em Santarém PR,posso te passar algumas explicações técnicas.
      As embalagens tetra pak possuem seis camadas, olhando de dentro da caixa para fora, vc tem duas camadas de plástico,depois o alumínio,depois outra camada de plástico, depois vem o papelão com a impressão da marca e porúltimo mais uma camada de plástico.Desta maneira a durabilidade destas embalagens passa dos 200 anos é só uma questão de cuidar das chapas.
      Os plásticos presentes evitam a entrada da água da chuva e protegem o papelão e o alumínio, e o Alumínio é um excelente isolante térmico.
      SER ISOLANTE TÉRMICO SIGNIFICA REFLETIR O CALOR
      Imagine vc no verão dentro destas casasocalor dosolpenetra não só pelas paredes mas tambémpelo brasilit do teto,deixando as temperaturas dentro da dcasa acima dos 40 º C.
      Para amenizar tais temperaturas vc deve colocar as chapas de embalagem tetra pak abaixo das telhas , fazendo se possível um quadro de madeirao mais distante do telhadopara que haja ventilação e o ar é um excelente isolante tyérmico e acústico.
      Se vc não puder fazer este quadro devido à pobreza das casas vc pode fazer como nós .pregar nas próprias madeiras que sustentam o brasilit, desde que a distância entre o telhado e as chapas térmicas sejam demnomínimo 5 cm( para haver ventilação).QtO mais longe melhor!
      Com isto as temperaturas chegam a baixar até 8ºC.
      É NECESSÁRIO AÍ QUEÉ MUITO QUENTE SEMPRE FAZER OFORRO ANTES DE REVESTIR AS PAREDES.
      EM ESTUDO FEITO PELA UNICAMP AS PLACAS DEVEM SER COLOCADAS COMO O LADO DO ALUMÍONIO PARA DENTRO DE CASA, A DIFERENÇA DE UM LADO PARA OUTRO NA REALIDADE É MÍNIMA.
      DEPOIS VC REVESTE AS PAREDES DA CASAS E POR QUESTÃO DE BELEZA COLOQUEOALUMÍNIO PARA DENTRO DA CASA TB.
      A EXPLICAÇÃO TÉCNICA DE PRIMEIRO REVESTIR O FORRO EM LUGARES QUENTES É PORQUE;
      -SE VC REVESTIR AS PAREDES EM PRIMEIRO LUGAR O CALOR QUE BATE NO TELHADO PASSA PELAS TELHAS ENCONTRA AS PAREDES COM O ALUMÍNIO E É REFLETIDO PARA DENTRO DE CASA. IMAGINA QUE INSUPORTÁVEL VAI COM CERTEZA TORRAR QUEM ESTÁ DENTRO DE CASA.
      QDO VC FOR FAZER O REVESTIMENTO DAS PAREDES, VC TEM QUE CUIDAR UM DETALHE, O LADO DA ESTAMPA VAI FICAR GRAMPEADO NA MADEIRA( ONDE TEM AS FRESTAS E ENTRA A ÁGUA) ENTÃO VC DEVE COLOCAR ESTE LADO COMAS CAIXAS DAS CHAPAS NO SENTIDO DE TELHADO,PARA A ÁGUA DA CHUVA CORRER E NÃO DANIFICAR AS CAIXAS.
      ACHO QUE OS PRINCÍPIOS TEÓRICOS MAIS IMPORTANTES FORAM EXPLICADOS. QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO DIRETO COMIGO MEU WATTSAP 54- 991283327 OBRIGADA E SUCESSO. MANDE NOTÍCIAS.

      Excluir
  13. Tenho caixas para doação como faço 999752124

    ResponderExcluir
  14. Temos mais um saco de lixo cheio de embalagens limpas para uso. Já levei anteriormente na Av. Paraná em POA mas agora dizem que não é mais lá. Onde devo levar ou para onde mandar ? Urgente por favor. Meu mail paulo.steinbcb@gmail.com wats 51 991210095

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tentamos de todas as maneiras abrir um grupo de voluntários em POA ainda não conseguimos continuidade.Mas continuaremos tentando.Obrigada e desculpem a demora em responder mas a dificuldade foi esta.Obrigada pelo carinho e atenção para com próximo.mas é nosso sonho chegarmos em Porto Alegre.
      Maria Luisa Camozzato

      Excluir
  15. Boa tarde !! Recolhi algumas caixas de leite durante alguns meses e gostaria de fazer a doação para a ONG! Onde posso fazer a entrega ? Sou de Passo Fundo/RS
    Abraços
    Gracieli

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, temos uma boa quantidade de caixas para doar, como proceder??

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde,

    Possuo uma quantidade razoável de caixas para doar. O endereço da rua Paraná 2435 não faz mais a coleta. Poderias disponibilizar um contato? Levo até o local.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felippe por acaso tu conseguiu algum retorno sobre onde levar as caixinhas de leite?

      Excluir
    2. Apesar da demora em responder vou te passar as explicações técnicas que passei para uma menina de Santarem PA.
      Vc deve analisar o clima da cidade de Pelotas, mas acredito que no verão sejamuito quente.Vc pode optar por revestir as paredes no invern e o forro no verão.

      Desculpa a demora em retornar sua pergunta, mas se ainda pretenderes colocar o projeto em Santarém PR,posso te passar algumas explicações técnicas.
      As embalagens tetra pak possuem seis camadas, olhando de dentro da caixa para fora, vc tem duas camadas de plástico,depois o alumínio,depois outra camada de plástico, depois vem o papelão com a impressão da marca e porúltimo mais uma camada de plástico.Desta maneira a durabilidade destas embalagens passa dos 200 anos é só uma questão de cuidar das chapas.
      Os plásticos presentes evitam a entrada da água da chuva e protegem o papelão e o alumínio, e o Alumínio é um excelente isolante térmico.
      SER ISOLANTE TÉRMICO SIGNIFICA REFLETIR O CALOR
      Imagine vc no verão dentro destas casasocalor dosolpenetra não só pelas paredes mas tambémpelo brasilit do teto,deixando as temperaturas dentro da dcasa acima dos 40 º C.
      Para amenizar tais temperaturas vc deve colocar as chapas de embalagem tetra pak abaixo das telhas , fazendo se possível um quadro de madeirao mais distante do telhadopara que haja ventilação e o ar é um excelente isolante tyérmico e acústico.
      Se vc não puder fazer este quadro devido à pobreza das casas vc pode fazer como nós .pregar nas próprias madeiras que sustentam o brasilit, desde que a distância entre o telhado e as chapas térmicas sejam demnomínimo 5 cm( para haver ventilação).QtO mais longe melhor!
      Com isto as temperaturas chegam a baixar até 8ºC.
      É NECESSÁRIO AÍ QUEÉ MUITO QUENTE SEMPRE FAZER OFORRO ANTES DE REVESTIR AS PAREDES.
      EM ESTUDO FEITO PELA UNICAMP AS PLACAS DEVEM SER COLOCADAS COMO O LADO DO ALUMÍONIO PARA DENTRO DE CASA, A DIFERENÇA DE UM LADO PARA OUTRO NA REALIDADE É MÍNIMA.
      DEPOIS VC REVESTE AS PAREDES DA CASAS E POR QUESTÃO DE BELEZA COLOQUEOALUMÍNIO PARA DENTRO DA CASA TB.
      A EXPLICAÇÃO TÉCNICA DE PRIMEIRO REVESTIR O FORRO EM LUGARES QUENTES É PORQUE;
      -SE VC REVESTIR AS PAREDES EM PRIMEIRO LUGAR O CALOR QUE BATE NO TELHADO PASSA PELAS TELHAS ENCONTRA AS PAREDES COM O ALUMÍNIO E É REFLETIDO PARA DENTRO DE CASA. IMAGINA QUE INSUPORTÁVEL VAI COM CERTEZA TORRAR QUEM ESTÁ DENTRO DE CASA.
      QDO VC FOR FAZER O REVESTIMENTO DAS PAREDES, VC TEM QUE CUIDAR UM DETALHE, O LADO DA ESTAMPA VAI FICAR GRAMPEADO NA MADEIRA( ONDE TEM AS FRESTAS E ENTRA A ÁGUA) ENTÃO VC DEVE COLOCAR ESTE LADO COMAS CAIXAS DAS CHAPAS NO SENTIDO DE TELHADO,PARA A ÁGUA DA CHUVA CORRER E NÃO DANIFICAR AS CAIXAS.
      ACHO QUE OS PRINCÍPIOS TEÓRICOS MAIS IMPORTANTES FORAM EXPLICADOS. QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO DIRETO COMIGO MEU WATTSAP 54- 991283327 OBRIGADA E SUCESSO. MANDE NOTÍCIAS.

      Excluir
    3. Infelizmente tentamos de todas as maneiras abrir um grupo de voluntários em POA ainda não conseguimos continuidade.Mas continuaremos tentando.Obrigada e desculpem a demora em responder mas a dificuldade foi esta.Obrigada pelo carinho e atenção para com próximo.mas é nosso sonho chegarmos em Porto Alegre.
      Maria Luisa Camozzato

      Excluir
  18. Isto mesmo Felippe Cabral... este endereço da Paraná 2435 não faz mais a coleta. Estive lá hj de manhã e me mandaram entrar no site p/ ver o endereço p/ entrega. Não achei aqui no site endereço algum. Estou c/ o porta-malas do carro cheio de cxs de leite. Infelizmente, se não achar endereço p/ entrega, vou descartá-las.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Maria Luísa Camozzato27 de dezembro de 2017 12:38
      Infelizmente tentamos de todas as maneiras abrir um grupo de voluntários em POA ainda não conseguimos continuidade.Mas continuaremos tentando.Obrigada e desculpem a demora em responder mas a dificuldade foi esta.Obrigada pelo carinho e atenção para com próximo.mas é nosso sonho chegarmos em Porto Alegre.
      Maria Luisa Camozzato

      Excluir
  19. Favor informarem qual o endereço atual para entregarmos as caixas (lavadas,secas e acondicionadas) em Porto Alegre. Meu e-mail é sperb@portoweb.com.br.
    Obrigado,
    Sperb

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu sou a ingryd tenho 16 anos, e eu gostaria muito de fazer doações de caixa de leite, aqui em casa conseguimos guardar muitas, e eu gostaria de saber o endereço! Qualquer coisa me chame no whatsaap 011 957984016, obrigada e espero ajudar sempre mais!

    ResponderExcluir
  21. Olá. Gostaria de saber se caixa de suco também podem ser usados?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Silvia!
      Faça seu teste em casa unindo seis caixas do mesmo tipo, com grampeador.Observe sempre que elas devem estar no mesmo sentido (como telhado). achar um grupo de voluntários.
      AS FASES SÃO : COLETA DE CAIXAS
      LIMPEZA E CORTE
      SEPARAÇÃO POR MARCAS OU O MESMO TIPO DE CAIXAS
      GRAMPEAR OU COSTURAR SEIS CXS NO SENTIDO DE TELHADO
      MATERIAL NECESSÁRIO: ESCADA GRANDE DESMONTÁVEL E UMA DE CINCO OU SEIS DEGRAUS
      MARTELO
      CHAVE DE FENDA
      TESOURAS
      GRAMPEADOR DE ESTOFADOR ( STANLEY OU BOSCH) E RESPECTIVO GRAMPO
      FITA ISOLANTE PARA FIOS DESENCAPADOS CUIDADO ! SEMPRE DESLIGAR A CHAVE GERAL ANTES DE MEXER NOS FIOS.NÃO DEIXAR OS FIOS ESCONDIDOS POR BAIXO DAS CHAPAS DE LEITE.E NÃO REVESTIR ATRÁS DO FOGÃO ( PRECAUÇÃO) ENTRAR EM CONTATO COM LÍDERES COMUNITÁRIOS, AGENTES DE SAÚDE,INSTITUIÇÕES QUE APOIAM PESSOAS EM SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE , SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA.TUDO ISTO PARA EXPLICAÇÃO DO PROJETO.
      TE MANDO ORIENTAÇÕES TÉCNICAS :
      As embalagens tetra pak possuem seis camadas, olhando de dentro da caixa para fora, vc tem duas camadas de plástico,depois o alumínio,depois outra camada de plástico, depois vem o papelão com a impressão da marca e por último mais uma camada de plástico.
      Os plásticos presentes evitam a entrada da água da chuva e protegem o papelão e o alumínio, e o Alumínio é um excelente isolante térmico.
      SER ISOLANTE TÉRMICO SIGNIFICA REFLETIR O CALOR
      Imagine vc no verão dentro destas casas o calor do sol penetra não só pelas paredes mas também pelo brasilit,deixando as temperaturas dentro da casa acima dos 40 º C.
      Para amenizar tais temperaturas vc deve colocar as chapas de embalagem tetra pak abaixo das telhas , fazendo se possível um quadro de madeira o mais distante do telhado para que haja ventilação e o ar é um excelente isolante térmico.
      Se vc não puder fazer este quadro vc pode pregar nas próprias madeiras que sustentam o brasilit, desde que a distância entre o telhado e as chapas térmicas sejam de no mínimo 5 cm( para haver ventilação).QtO mais longe melhor!
      Com isto as temperaturas chegam a baixar até 8ºC. QUANDO A CIDADE É MUITO QUENTE SEMPRE FAZER O FORRO ANTES DE REVESTIR AS PAREDES.
      EM ESTUDO FEITO PELA UNICAMP AS PLACAS DEVEM SER COLOCADAS COMO O LADO DO ALUMÍNIO PARA DENTRO DE CASA, A DIFERENÇA DE UM LADO PARA OUTRO NA REALIDADE É MÍNIMA.
      DEPOIS VC REVESTE AS PAREDES DA CASAS E POR QUESTÃO DE BELEZA COLOQUE OALUMÍNIO PARA DENTRO DA CASA TB.
      A EXPLICAÇÃO TÉCNICA DE PRIMEIRO REVESTIR O FORRO EM LUGARES QUENTES É PORQUE;
      -SE VC REVESTIR AS PAREDES EM PRIMEIRO LUGAR O CALOR QUE BATE NO TELHADO PASSA PELAS TELHAS ENCONTRA AS PAREDES COM O ALUMÍNIO E É REFLETIDO PARA DENTRO DE CASA. IMAGINA QUE INSUPORTÁVEL VAI COM CERTEZA TORRAR QUEM ESTÁ DENTRO DE CASA.
      QDO VC FOR FAZER O REVESTIMENTO DAS PAREDES, VC TEM QUE CUIDAR UM DETALHE, O LADO DA ESTAMPA VAI FICAR GRAMPEADO NA MADEIRA( ONDE TEM AS FRESTAS E ENTRA A ÁGUA) ENTÃO VC DEVE COLOCAR ESTE LADO COMAS CAIXAS DAS CHAPAS NO SENTIDO DE TELHADO,PARA A ÁGUA DA CHUVA CORRER E NÃO DANIFICAR AS CAIXAS. QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO DIRETO COMIGO MEU WATTSAP 54- 991283327 OBRIGADA E SUCESSO. MANDE NOTÍCIAS.

      Excluir
  23. Em São Paulo tem algum local pra levar doação de caixinhas?

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde! Gostaria de mais informações a respeito deste projeto. Penso em desenvolvê-lo em Joinville - SC. Devo prestar contas para algum coordenador do blog/projeto? O que é necessário para começar?

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde eu vi a reportagem de vocês ano passado sobre a utilização de caixa de leites em paredes de casa aqui em porto alegre. Gostaria de saber onde tem ponto aqui pra entregar as caixinhas estou com um porta mola cheio de caixinhas... 51 999258480 whatsapp Rodrigo

    ResponderExcluir
  27. Pessoal vi essa reportagem no G1, talvez possa ajudar quem quer fazer doações em porto alegre...
    http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/07/caixas-de-leite-ajudam-aquecer-casas-de-familias-no-inverno-no-rs.html

    ResponderExcluir
  28. Bom dia. Qual o local para doação em Curitiba? Obrigado. Marcos.

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de saber como posso doar para o projeto, moro no Rio de Janeiro.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  30. BOM DIA !! Parabéns pelo projeto , moro em Ribeirão Preto interior de São Paulo, porem uma cidade muito quente, onde causa o mesmo desconforto , gostaria de saber se posso contar com as orientações de vocês para desenvolver o projeto aqui na cidade, fico no aguardo, meu whats 16-99312-0101

    ResponderExcluir
  31. BOA TARDE!!! PRECISO/NECESSITO SABER UM PONTO DE RECOLHIMENTO DAS CAIXAS EM PORTO ALEGRE/RS!

    ResponderExcluir
  32. Ola Maria Luiza ,primeiramente quero parabenizar por essa belissima procupação com o proximo, vi seu projeto atraves do programa Estrelas Solidarias e achei massa, temos uma paixao em comum quimica, e se eu ja estava pensando em seguir essa area antes ,com seu exemplo apenas fortifiquei minha paixao.Meu contato é ,que no momento curso adm e me foi pedido pra falar de um projeto que ja existe ou criar um e confesso desde o dia da reportagem eu falei que precisava implantar essa ideia em minha regiao.Sou de Santarem ,Pará e aqui como muitos sabem ainda ha muitas familias que sofrem com o calor e frioo...por ser uma regiao extremamente quente, eu lembro que duraante a reportagem voce comentou que durante o calor essas chapas dimunuem a temperatura em ate 8º graus e fiquei maravilhada.
    Gostaria de sua esclarecer duvidas ,pra trabalhar essa ideia em minha feira academica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice ! Desculpa a demora em retornar sua pergunta, mas se ainda pretenderes colocar o projeto em Santarém PR,posso te passar algumas explicações técnicas.
      As embalagens tetra pak possuem seis camadas, olhando de dentro da caixa para fora, vc tem duas camadas de plástico,depois o alumínio,depois outra camada de plástico, depois vem o papelão com a impressão da marca e porúltimo mais uma camada de plástico.Desta maneira a durabilidade destas embalagens passa dos 200 anos é só uma questão de cuidar das chapas.
      Os plásticos presentes evitam a entrada da água da chuva e protegem o papelão e o alumínio, e o Alumínio é um excelente isolante térmico.
      SER ISOLANTE TÉRMICO SIGNIFICA REFLETIR O CALOR
      Imagine vc no verão dentro destas casasocalor dosolpenetra não só pelas paredes mas tambémpelo brasilit do teto,deixando as temperaturas dentro da dcasa acima dos 40 º C.
      Para amenizar tais temperaturas vc deve colocar as chapas de embalagem tetra pak abaixo das telhas , fazendo se possível um quadro de madeirao mais distante do telhadopara que haja ventilação e o ar é um excelente isolante tyérmico e acústico.
      Se vc não puder fazer este quadro devido à pobreza das casas vc pode fazer como nós .pregar nas próprias madeiras que sustentam o brasilit, desde que a distância entre o telhado e as chapas térmicas sejam demnomínimo 5 cm( para haver ventilação).QtO mais longe melhor!
      Com isto as temperaturas chegam a baixar até 8ºC.
      É NECESSÁRIO AÍ QUEÉ MUITO QUENTE SEMPRE FAZER OFORRO ANTES DE REVESTIR AS PAREDES.
      EM ESTUDO FEITO PELA UNICAMP AS PLACAS DEVEM SER COLOCADAS COMO O LADO DO ALUMÍONIO PARA DENTRO DE CASA, A DIFERENÇA DE UM LADO PARA OUTRO NA REALIDADE É MÍNIMA.
      DEPOIS VC REVESTE AS PAREDES DA CASAS E POR QUESTÃO DE BELEZA COLOQUEOALUMÍNIO PARA DENTRO DA CASA TB.
      A EXPLICAÇÃO TÉCNICA DE PRIMEIRO REVESTIR O FORRO EM LUGARES QUENTES É PORQUE;
      -SE VC REVESTIR AS PAREDES EM PRIMEIRO LUGAR O CALOR QUE BATE NO TELHADO PASSA PELAS TELHAS ENCONTRA AS PAREDES COM O ALUMÍNIO E É REFLETIDO PARA DENTRO DE CASA. IMAGINA QUE INSUPORTÁVEL VAI COM CERTEZA TORRAR QUEM ESTÁ DENTRO DE CASA.
      QDO VC FOR FAZER O REVESTIMENTO DAS PAREDES, VC TEM QUE CUIDAR UM DETALHE, O LADO DA ESTAMPA VAI FICAR GRAMPEADO NA MADEIRA( ONDE TEM AS FRESTAS E ENTRA A ÁGUA) ENTÃO VC DEVE COLOCAR ESTE LADO COMAS CAIXAS DAS CHAPAS NO SENTIDO DE TELHADO,PARA A ÁGUA DA CHUVA CORRER E NÃO DANIFICAR AS CAIXAS.
      ACHO QUEOS PRINCÍPIOS TEÓRICOSMAIS IMPORTANTES FORAM EXPLICADOS. QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO DIRETO COMIGO MEU WATTSAP 54- 991283327 OBRIGADA E SUCESSO. MANDE NOTÍCIAS.

      Excluir
  33. Bom dia.
    Preciso saber em que local posso entregar as caixas de leite em Curitiba
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI MIneiro! Entre em contatopelo Face co Tania Ribas que é a coordenadora do projeto aí.

      Excluir
  34. gostaria de saber qual o local para que eu possa doar as caixas vazias de leite que estou ajuntado.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia! Estou com bastante caixas de leite vazias para doação. Sou do Rio de Janeiro, me mande por favor endereço para enviar via Correios, por favor. Obrigada e parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  36. Oi Maristela.Desculpe a demora em retornar mas mudamos de endereço.8
    Nosso endereço é no HOTEL AGUADERO
    RUA EDUARDO DE BRITO 247
    CEP 99025060
    PASSO FUNDO RS

    ResponderExcluir
  37. Olá! Quero enviar colaboração para o seu projeto. O endereço continua o mesmo? Hotel Aguadero?

    ResponderExcluir
  38. Olá, gostaria de saber se em Porto Alegre tem algum projeto igual, pois estou guardando as caixas de leite e não sei para onde enviar. Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  39. Boa noite!Tô encantada com esse projeto! Sou do Rio , gostaria muito de fazer parte dessa equipe tão construtiva....tbm trabalho com projetos sociais e sei q recebemos muito mais q doamos!Existe esse projeto aqui no Rio?

    ResponderExcluir
  40. Gostaria de mobilizar meus alunos para encaminharmos as caixas de tetrapac abertas e lavadas pra vc, como podemos fazer isso? Para qual endereço, pois posso solicitar para alguma transportadora incluir na carga.

    ResponderExcluir
  41. Ola...
    Aqui é Sueli do projeto Brasil sem frestas-SP... Entre em contato comigo para nós conversarmos (11) 95471-6366

    ResponderExcluir
  42. Olá, Maria Luiza!
    Moro em Porto Alegre e gostaria muito de participar desse projeto maravilhoso. Vi, pelos comentários, que há muitas pessoas daqui que também gostariam. Haveria a possibilidade de reuní-las para conversarmos sobre a formação de um grupo em Porto Alegre?
    Um abraço.
    Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  43. Sou a Luciana de São Paulo, quero ajudar. Como faço. sou de São Mateus

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, sou de Passo Fundo e gostaria de saber onde tem um posto de coleta das caixas aqui na cidade. Obrigada!

    ResponderExcluir
  45. Alguém sabe onde entregar as caixas de leite em Porto Alegre?

    ResponderExcluir
  46. Olá, tenho caixas para doação? preciso de um contato para instruções

    ResponderExcluir
  47. Olá. Achei o projeto de voces muito bonito e gostaria de ajudar. já existe grupo em porto Alegre ou endereço de pessoas com quem eu possa contatar?

    ResponderExcluir
  48. Olá!
    Estivemos visitando hoje o local onde recebem as caixas em Passo Fundo! Parabéns!
    Gostaria de participar das colocações das chapas, nos sábados em que eu não esteja de plantão.
    Estou repassando as fotos que fiz para os grupos dos meus colegas para conseguir doações de grampos, grampeadores, tesouras, etc.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde. Gostaria de saber se tem o projeto em Porto Alegre? Obrigada. Renata

    ResponderExcluir
  50. Olá, moro em Caxias do Sul e gostaria de saber se há algum ponto de coleta onde eu possa entregar as caixas de leite ou se alguém vem coletar.

    ResponderExcluir
  51. sou de Santa Catarina florianopolis. Gostaria de entregar as caixas ja lavadas e cortadas , faz tempo que junto e não sei onde entregar. meu nome eluzabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizabeth, tambem sou de Florianopolis e faz tempo que penso nesse projeto. Se souber de algo aqui me avise por favor. Caso ainda nao tenha nenhum grupo, estou pensando em comecar um.. obrigada

      Excluir
    2. Olá! Sou de Floripa também e venho juntando e arrecadando caixas há um ano e não sei onde entregar. Caso saibam de alguém que arrecade, quero entregar. Tenho muitas.

      Excluir
    3. Olá! Sou de Floripa também e venho juntando e arrecadando caixas há um ano e não sei onde entregar. Caso saibam de alguém que arrecade, quero entregar. Tenho muitas.

      Excluir
  52. Bom dia!

    Já tem algum grupo em Porto Alegre?
    Tenho muitas caixas para doar e quem sabe me enganar em algum projeto

    ResponderExcluir
  53. Moro em Petropolis, RJ. Para onde posso enviar caixas de leite?

    ResponderExcluir
  54. Links com informações sobre o projeto voluntário Brasil Sem Frestas:

    Site original do BSF-Passo Fundo-RS: http://caixadeleite-brasilsemfrestas.blogspot.com/p/sobre.html

    Site do BSF-Curitiba: http://brasilsemfrestas.com.br/

    Face do BSF-Gp: https://www.facebook.com/brasilsemfrestasguarapuava/

    Insta do BSF-Gp: https://www.instagram.com/bsfguarapuava/

    Notícias sobre o BSF: http://www.revistaservioeste.com.br/noticias/brasil-sem-frestas e http://brasilsemfrestas.com.br/na-midia/
    .
    .
    .
    Olá, pessoal! Sou Gabriel, voluntário do projeto Brasil Sem Frestas em Guarapuava-PR há 2 anos e auxilio a coordenadora Laura e mais poucos voluntários no revestimento de casas carentes aqui no centro do estado.

    O projeto voluntário é laboroso e, geralmente, conta com pouco apoio de recursos, o que dificulta a sua difusão pelo mundo. Entretanto, seguimos firmes no propósito empático e buscamos superar diariamente as adversidades que se apresentam em nossas realidades.

    Por isso, acredito que este blog foi criado com as melhores intenções e conseguiu reunir muitos(as) participantes interessados(as) em expandir o BSF pelo mundo. Mesmo assim, atualmente, ele tem pouco acesso pelos organizadores e acredito não ser - momentaneamente - a melhor opção de contato.
    Então, reuni todos os links sobre o projeto no Brasil que encontrei na internet, incluindo as informações de minha cidade, os quais podem ser mais fáceis de receberem respostas e disponibilizo a seguir:

    ResponderExcluir
  55. Oi se tiver um local de coleta em Poa me chama.
    Tenho uma empresa de iogurtes artesanais e juntamos cerca de 160 caixas no mês.
    INSTAGRAM: Origens.iogurtes

    ResponderExcluir
  56. Tenho algumas , estou com dó de jogar fora ...Poderia enviar por Correios .

    ResponderExcluir