Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Brasil sem Frestas é premiado no Green Project Awards

Maria Luísa Camozzato recebe a menção honrosa em nome do projeto "Brasil sem Frestas"
O projeto de reciclagem de embalagens tetra pak do Brasil sem Frestas recebeu no dia 1º de novembro de 2013, no Teatro Vivo em São Paulo (SP) uma menção honrosa. O reconhecimento é referente ao 2º lugar no Green Project Awards Brasil 2013, na Categoria Mobilização. O Green Project Awards, incentiva boas práticas de sustentabilidade que geram o equilíbrio entre o meio ambiente, o social e o econômico. O Brasil sem Frestas se encaixa nestas características, uma vez que através da reciclagem busca promover a saúde pública.

Menção Honrosa

As embalagens possuem plástico (que evita a entrada da água da chuva) e alumínio (sendo isolante térmico reflete o calor). Assim se criou o grupo “Voluntário Brasil Sem Frestas” cujo objetivo é propiciar maior saúde pública aumentando o conforto térmico. Foram recicladas aproximadamente cem mil embalagens, retirou-se da natureza um produto cuja durabilidade é de mais de cem anos e recicla-se o lixo antes dele virar lixo. Tudo isto de forma direta, ou seja, sem gastos de energia.

A ideia do projeto é simples, fácil de fazer e de custo baixo, permitindo que qualquer pessoa possa fazê-lo e melhorar a sua qualidade de vida. Reciclar para aumentar a saúde pública, diminuindo o número de gastos em remédios, o uso de assistência pública, o consumo de energia elétrica e o dano ambiental. O projeto pode ser aplicado em qualquer lugar do mundo: em climas quentes isola o calor e em climas frios mantém o calor dentro de casas. Melhora a qualidade de vida, cria uma maior conscientização de reciclagem e as casas ganham conforto térmico.

A pergunta que motivou a participação no Green Project Awards Brasil é: como ajudar as pessoas que moram em casas feitas de sobras de madeira, cheias de frestas e sujeitas à chuva, vento e frio?
A resposta segue de forma simples: revestir as paredes destas casas usando chapas de embalagem Tetra Pak. Já foram atendidas aproximadamente 40 casas e recicladas cem mil embalagens.


2 comentários: